X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
X

Ouvidoria

Sua opinião é muito importante para nós!

Aguarde, enviando contato!
X

Graduação:

Sua opinião é muito importante para nós!

Aguarde, enviando contato!
X

Pós-graduação:

Sua opinião é muito importante para nós!

Aguarde, enviando contato!

Constituído na própria Faculdade, o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do curso de Direito da FIAMA foi criado para oferecer e coordenar as atividades de prática jurídica e judiciária aos alunos do Curso de Bacharelado em Direito, como complementação necessária das atividades acadêmicas do curso, com convênios firmados junto aos Tribunais, Defensorias e OAB.

Sua finalidade se estende, ainda, ao desenvolvimento de importante contribuição social, pois proporciona às comunidades carentes da região de inserção da IES assistência judiciária gratuita, permitindo, assim, que os alunos conheçam a sua própria realidade social e profissional, bem como aumentem o acesso e a inclusão à justiça dos cidadãos menos favorecidos.

O Núcleo é coordenado por um professor, advogado regularmente habilitado perante a OAB, e conta com o auxílio de professores, também devidamente habilitados. Além dos professores, conta o escritório com funcionários para desenvolver as atividades administrativas e organizacionais.

O NPJ é responsável por organizar e constituir os seguintes componentes curriculares:
- Prática Simulada I, II e II: como o próprio nome explicita, trata-se de componente voltado a proporcionar ao educando simulações de situações profissionais.
- Estágio Supervisionado I, II, III e IV: componente curricular voltado às práticas reais das atividades judiciarias.

O NPJ – Núcleo de Práticas Jurídicas da FIAMA organizar-se-á em setores, a saber:
- Atendimento Jurídico Geral

A partir de triagem, no âmbito do atendimento inicial, serão enviados para este setor os processos atendidos no NPJ que se enquadram nos âmbitos cível e penal de maneira processual cotidiana dos escritórios jurídicos, ou seja, trata-se dos processos que seguirão o trâmite judicial nos órgãos judiciários;

- Mediação Alternativa de Conflitos e Arbitragem

Este setor ficará responsável pelos convênios junto a sociedade civil organizada como as associações de moradores, sindicatos etc e, a partir de triagem de atendimento inicial, ficará responsável pelos processos passíveis de se enquadrar na composição alternativa de conflitos, buscando resolver de maneira mais rápida e eficaz diversos tipos de processos que podem ser efetivados já na sua gênese conflituosa.

Newsletter Faculdade Fiama

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades em seu email!